BUSCAPÉ

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

         AVIVAMENTO E SEUS ELEMENTOS
I- O que é avivamento?A palavra “avivamento” não ocorre na bíblia. A palavra ‘avivar’ significa, dar viveza, despertar, apresar, vigor, cobrar dispertamento. O verbo avivar vem da palavra ‘avivamento’ que siguinifica ato de avivar.

II- Conceitos errôneo de avivamento:· Temos teorizados demais a palavra ‘avivamento’ e tantas são as reuniões, que temos esquecidos o significado real do termo.
· Quando se fala de avivamento, logo se pensa em :
1°- Reunião de crentes falando em línguas;
2°- Batendo os pés e mãos;
3°- Profetizando e etc...

Há quem fale que se um pregador não tem veemência no falar não é avivado.
· Nesta visão equivocada, ou seja, errada, muitos têm criado um conceito pobre e vazio de avivamento.

III- Porque é um conceito errôneo:· Geralmente, se fala em centenas de batizados no espírito santo, em determinados encontros.
· Mas o quefica de edificação concreta depois é quase nada.
· Volta-se ao comodismo.
· Aos maus hábitos; (fofoca, frieza espiritual, contenda, desinteresse).


OBS.: Contudo, muitos lideres acham que a mocidade está bem, pois no domingo à noite os jovens estão no grande conjunto a cantar.

· Podemos simular glória, falar de glória, gritar glória, estudar glória, mais outra coisa é a glória de Deus manifestar e permanecer entre nós.

“O avivamento, no sentido pessoal, deveria ser uma realidade constante. A idéia de que o avivamento é (algo que corre em épocas e períodos especiais como: Festividades, congressos, encontros e confraternizações) é conseqüência da natureza volúvel do homem, não da vontade de Deus. A vontade de Deus é um avivamento continuo.

IV- O que é verdadeiramente avivamento:· Avivamento é o ato sobrenatural de Deus na vida do cristão que; abrindo para ele (Deus) o seu coração, torna-se solo fértil para a produção do fruto do espírito, do batismo com o Espírito Santo e os dons espirituais.

V- Qual o perfil do jovem cristão avivado: (aspectos, aparências, atitudes e etc...)· Seu efeito imediato é mudança de vida;
· O cristão passa a glorificar a Deus em tudo que faz (I-Co 10:31);
· Sente-se responsável pela igreja;
· Não se conforma com a inércia, ou seja, a apatia, desanimo, preguiça espiritual dos demais crentes;
· Está sempre em busca de alternativas, aperfeiçoamentos para o crescimento da obra do Senhor;

· Ainda que faça parte de uma igreja atuante, sempre estará comprometendo suas energias em fazer ainda mais para o Senhor;


OBS: Este jovem é diferente. De certa forma, ele incomoda porque seu coração está cheio de ardor pelo evangelismo, todo o seu prazer estar no Senhor.


VI- Qual a evidência do avivamento bíblico:· O avivamento bíblico se evidencia pelo amor à palavra, arrependimento, vida de oração, santificação e etc...

VII- A palavra de Deus:1°- A palavra de Deus (bíblia), poderosa, revigorante e renovadora é o grande agente divino para o avivamento. Hoje a bíblia esta saindo dos púlpitos da maioria das igrejas, e está sendo substituída ardilosamente por festas, jograis, shows e outras apresentações que não passam de ‘sacrifícios de tolos’.

2°- Os caps. 8 e 10 de Neemias descrevem um dos maiores avivamentos do A. T. O avivamento teve início mediante um autêntico retorno à palavra de Deus e um esforço decisivo para a compreensão da sua mensagem (v.8), durante sete dias, seis horas por dia, Esdras leu o livro da lei (v. 3,18).
Uma das principais evidências de um avivamento bíblico entre o povo de Deus é a grande fome de ouvir, ler e estudar a palavra de Deus.

VIII- Oração profunda:Primeiramente devemos orar, porque?
1°- Orar é nosso dever, Lc 18:1
2°- Orar é o nosso mandamento bíblico, Cl4:2
3°- Deixar de orar é pecado, Ism 12:23

· Arrependimento: O verdadeiro arrependimento começa:
- Com arrependimento. Em II-Rs 23:4 vemos as reformas religiosas de Josias observam o princípio de que o arrependimento de pecados é condição essencial para um real avivamento.
- Nossa expectativa é que a vida de um despertamento espiritual seja como uma explosão de alegria, enquanto que, na verdade, primeiro se manifesta com lágrimas de arrependimentos.
- Estamos prontos a admitir que nossa falta de avivamento é pecado.
- Já reconhecemos que a igreja não avivada é uma igreja caída.

OBS: Sem arrependimento, não veremos avivamento algum arrependimento significa confessar e deixar o pecado.

- Quando a arrependimento: Há reconhecimento de pecado, tristeza pelo pecado, abandono pelo pecado e praticas mundanas, os padrões de santidade são restaurados, a glória de Deus se manifesta e permanece.
· A sarça que arde;
· A glória que vem;
· O espírito que caí;
· O poder que chega;
· A alegria que fica;
· Renovai-nos pela instrumentalidade do Senhor.

IX- Santificação e retidão: Proveniente de nossos desejos, orações e arrependimento, ocorrerá mudança para um estilo de vida mais santo.
Santidade e diferente que retidão. (em Mc 12:30,31)
O primeiro fala da santidade e a segunda da retidão.
· Santidade significa: Separar-se do mundo, torna-se santo (no gr hagiasmos) consagrar – apartar-se do pecado.
· Retidão: É para com as pessoas, é o amor aggape para com os próximo.
O crente avivado demonstrará tanto a santidade para com Deus quanto a retidão para com os homens.
“Destrancar a porta do avivamento, é como abrir uma fechadura de combinação”.

CONCLUSÃO:
Mantendo o avivamento vivo:
Temos que aprender a manter vivo o espírito de avivamento. Vivermos sempre em estudos da palavra de Deus, em orações a sós com Deus, viver sempre em santidade e retidão, sem hipocrisia.
Só assim veremos um grande avivamento continuo em nossas igrejas, e coisas grandes, até mesmo que nós não sabemos, Deus irá fazer no em nosso meio. (Sl 85:6,7)
Haverá tempos de alegria da salvação e tempos de choro pelos perdidos, mas o avivamento tem de continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário