“Quem te dá cobertura?”
(Romanos 16:1-24)
. Romanos, capítulo 16.
Enquanto
nos preparamos para ler Romanos 16, notamos que estamos lendo uma
espécie de P.S, um pós-escrito ao livro. Paulo, para todos os fins,
terminou de forma adequada a carta na conclusão do capítulo 15, mas,
assim como nós, ao escrevermos cartas, ele terminou com o “assunto” da
carta e agora escreve algumas palavras de agradecimento pessoal. E nós
vamos ler as saudações dele a uma série de pessoas. Vamos começar e eu
vou ler os versículos iniciais do capítulo.
1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia,
2
para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em
tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e
de mim inclusive.
3 Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
4
os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes
agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios;
Quando
o Apóstolo Paulo conclui sua carta para as igrejas em Roma, ele ocupa o
espaço de 24 versículos para mencionar 33 pessoas pelo nome. Uma
conclusão inevitável ao estudo desse texto é que Cristianismo tem a ver
com ser uma família, com cuidar um do outro, se importando um com o
outro, protegendo um ao outro, amando um ao outro, “dando cobertura”
para o outro.
Cristianismo
não é algo que acontece de maneira isolada. Cristianismo é
hereditariamente família. Essa é uma verdade que não precisava ser dita
desde 2.000 anos quando Paulo escreveu esta carta, mas é uma verdade que
nós precisamos enfatizar no nosso tempo. Frequentemente nós pensamos em
Cristianismo como uma questão meramente individual. Nós a classificamos
dentre as coisas que se referem a nós como indivíduos. “Eu tenho isso e
isso e isso. Essas coisas são minhas.” Mas Cristianismo não é para ser
vivido em isolamento dos outros crentes. Nós somos uma família de fé.
Salomão
escreveu em Eclesiastes 4:9-10: “Melhor é serem dois do que um, porque
têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o
companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem
o levante.”
Cristianismo
tem a ver com família. Tem a ver com amar um ao outro, se importar um
com o outro, proteger um ao outro – dar cobertura um ao outro. Vamos ler
esse texto e notar alguns benefícios de sermos uma amorosa família
cristã, coisas de que gostamos quando reconhecemos que somos uma amorosa
família de fé. Primeiro:
I. Nós desfrutamos de uma Comunidade (1-16)
A
família cristã é uma multiforme comunidade de fé. Novamente, Paulo aqui
menciona 33 pessoas pelo nome. 24 delas vivem em Roma e 8 delas estão
com ele em Corinto quando ele escreve esta carta. Elas são pessoas com
todo tipo de história de vida e juntas formam uma amorosa comunidade. A
palavra “saudai” aparece 19 vezes no nosso texto. 17 delas, o próprio
Paulo está saudando indivíduos.
1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe (Vejam isso! Ela é uma “irmã”, um membro da família), que está servindo à igreja de Cencréia,
2
para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em
tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e
de mim inclusive.
A
primeira pessoa que Paulo menciona é “Febe”, uma mulher que Paulo
descreve como “uma serva” e “protetora de muitos”. Ela fora uma ajuda
para Paulo e para muitos outros na igreja em Cencréia. Paulo diz no
versículo 2 para “a receberem no Senhor como convém aos santos.” Aqui
está um lembrete de que os crentes são conhecidos como “santos”. Quando o
Novo Testamento fala de “santos” está falando de todos os Crentes. Nós
algumas vezes falamos desta ou daquela pessoa como “um santo” e com isso
estamos querendo dizer que aquela é uma boa pessoa, um modelo de
virtude. Mas a Bíblia descreve todos os Crentes como santos. Nenhum
grupo da igreja vota em quem é um santo ou quem não é. Todos somos
santos.
3 Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
4
os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes
agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios;
Vocês
se lembram de ter lido sobre Priscila e Áquila no livro de Atos. Nós
não sabemos bem a que Paulo se refere aqui no versículo 4 quando ele
escreve que Priscila e Áquila “arriscaram a sua própria cabeça”, mas
você pode com certeza dizer que Priscila e Áquila “davam cobertura a
Paulo”. Eles davam cobertura para ele! Eles o amavam. Eles o protegiam.
Um dia nós vamos descobrir. Um dia nós vamos nos assentar no céu com
esse casal de estrelas, Priscila e Áquila e nós vamos perguntar a eles:
“Do que se tratava esse arriscar as cabeças? Contem-me a história”, e
então nós vamos ficar sabendo.
5 Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.
6 Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.
7
Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na
prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de
mim em Cristo.
Há
uma palavra interessante aqui. Paulo diz no versículo 7 para saudar
Andrônico e Júnias, seus companheiros, o que significa que eles
provavelmente fossem Judeus, e então ele os descreve como seus
“companheiros na prisão”, companheiros prisioneiros que foram “dignos de
nota entre os apóstolos”. Essas duas pessoas, Andrônico e Júnias,
passaram um tempo com Paulo. Eles eram companheiros de prisão.
Aqui
está uma lembrança de que a vida Cristã não é um chamado a uma vida de
facilidade, descanso e prazer. A vida Cristã frequentemente significa
perseguição. Em muitos casos e culturas, Cristianismo significa ser
preso e passar um tempo na prisão simplesmente por crer em Jesus Cristo.
Para a nossa cultura, perseguição pode assumir outras formas – perder
amigos, família, ofertas de emprego, ser ridicularizado na escola –
essas são conseqüências normais de se viver em um mundo hostil à fé
Cristã. Devemos saber que ser preparado para isso é não ficar à parte
quando isso acontece. Essas duas pessoas, Andrônico e Júnias, não ficam
“à parte” quando encaram problemas e tribulações. Aparentemente, eles
não reclamam. Eles são descritos como sendo “dignos de nota entre os
apóstolos”. A idéia parece ser que eles eram fortes, seguidores
determinados de Jesus Cristo.
8 Saudai a Amplias, meu amado no Senhor.
9 Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado.
Perceba
que: duas vezes Paulo se refere a uma dupla de indivíduos como “meus
amados”. Nós amamos a todos na família Cristã, mas existem certos
Cristãos de quem somos mais chegados, amados irmãos e irmãs.
10 Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.
11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
12 Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.
13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
Tem
uma pequena preciosidade aqui. “Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e sua
mãe e minha”. Quem era Rufo? – e tem muita especulação aqui – o que era
sabido é que sua mãe era como se fosse mãe de Paulo. Família!
14 Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles.
15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.
16 Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.
Essa frase no versículo 16: “Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo” (beijo santo)
é culturalmente-dependente, certo?! Você sabe o que estou dizendo?!
Quero dizer, mesmo hoje na cultura Oriental o modo de receber
carinhosamente outra pessoa – homem ou mulher – é beijá-los no rosto.
Isso não ocorre aqui no Ocidente! Se você é um cara e está vindo me
cumprimentar e me “saudar com um beijo”, é melhor você se cuidar,
certo?! Só estou avisando.
A
frase é dependente do contexto, dependente da cultura. Isto não é regra
para todos os contextos. O que é normativo é a intenção por trás da
expressão e a intenção por trás da expressão é: “Saúdem e recebam uns
aos outros carinhosamente”. Em nossa cultura, um abraço amigável ou um
aperto de mão significam a mesma coisa.
Mas
não perca o foco: carinhosamente recebam uns aos outros. Existem muitas
igrejas que você pode visitar e você tem a impressão de que os
visitantes e não-Crentes são mais carinhosos que os Crentes. Se esse é o
caso, então alguma coisa está desesperadamente errada.
Mais
uma coisa: note no versículo 16: “As igrejas de Cristo” ou, “todas as
igrejas” saúdam vocês. De Jerusalém, Corinto, Roma; das comunidades para
os continentes, nós somos uma comunidade global de crentes. Nós temos
de ser preocupados por todos os irmãos e irmãs em todas as igrejas. Nós
somos uma comunidade global de fé e Deus está redimindo para Si um povo
de toda tribo, nação e língua.
Cristianismo
é inerentemente família. Nós amamos comunhão. Não há dúvida de que o
Apóstolo Paulo amou seus irmãos e irmãs na fé. Ele os conhecia pelo nome
e os chamou pelo nome. Pense nisso! Paulo não tem um computador de mão
que o fazia lembrar desses nomes. Ele gastou tempo para saber os nomes
dos outros e para gravá-los em seu banco de memória.
Frequentemente
pensamos em Paulo como um cara que era um tipo incomum, um
individualista tosco. Ele não era assim. Ele era um animal social. Ele
conhecia essas pessoas pelo nome. Não estou sugerindo que ele estaria no
Facebook ou no Twiter de muitas pessoas hoje, mas ele definitivamente conhecia as pessoas pelo nome.
Esse
é o modo natural do viver Cristão. Nós temos objetivos externos, mais
que objetivos internos. A pessoa que é focada internamente é preocupada
somente consigo mesma. Essa é a pessoa que falta na escola Dominical ou
no louvor e reclama porque ninguém a procurou ou notou a sua falta. A
pessoa focada externamente não espera que alguém a chame, ela chama os
outros e quer saber o que perdeu. Ela fala para as outras o que está
acontecendo em sua vida e como as outras podem orar por ela.
Somos
uma comunidade de fé, sendo ajuntados uns aos outros. Você sabe, o
propósito primário de nosso Reavivamento de Oração que começa na semana
que vem é nos conduzir para mais próximos de Deus, mas isso também vai
servir para nos conduzir para mais perto uns dos outros, para aprofundar
nosso sentimento de comunhão.
Cristianismo é família. Nós desfrutamos de comunhão. Em segundo lugar:
II. Nós desfrutamos de Unidade (17-19)
17 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Aqui
está o lado protetor do Apóstolo Paulo. Ele diz: “Eu tenho dado
cobertura a vocês. Eu estou procurando por aqueles que causam desunião
na igreja e vocês precisam fazer o mesmo”. Ele diz: “Notem aqueles que
causam divisões”. A palavra “Notem” vem de skopos, de onde
temos “Escopo” (alcance, esfera de ação). Mantenha os olhos aguçados nos
causadores de problemas que se levantam na igreja e causam desunião.
A
palavra “ofensas” se refere à idéia de “por obstáculos no caminho” do
progresso. Pessoas mundanas em algumas igrejas sentem que isto é direito
delas e chamam de “por obstáculos” no caminho do progresso. Paulo diz:
“Mantenham os olhos aguçados nelas” e o que? “Evite-as”. Paulo tem em
mente especialmente aquelas que causam desunião com falsos ensinos. Ele
diz para ficarmos de vigia em relação àqueles que causam divisões porque
seus ensinamentos são: “contrários à doutrina que aprendemos”. Não dê
atenção às pessoas que ensinam coisas contrárias àquilo que vocês têm
aprendido.
18
Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu
ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos
simples.
Esses
falsos professores estão preocupados somente com eles mesmos, “com seus
umbigos”, conforme Paulo coloca, usando “palavras suaves e discurso
lisonjeiro enganam os corações dos simples.”
19
Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois,
em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.
Paulo
diz: “Vocês Cristãos em Roma não são enganados por falso ensinamento.
Vocês têm acreditado no verdadeiro Evangelho. A obediência de vocês tem
se tornado conhecida de todos”. Então ele diz: “Quero que vocês sejam
sábios no que é bom, e simples no que diz respeito ao mal”. É isso: “Ser
sábio o bastante para ver que existem falsos professores lá fora.
Apenas evite-os. Vocês não precisam saber cada detalhe que eles ensinam.
Sejam simples com relação ao mal. Não sejam enganados com eles”.
Alguns
Cristãos pensam que nós precisamos saber cada detalhe doutrinário do
sistema falso de ensino, seja a religião do Islã, Mormonismo ou seitas. É
claro, conhecer alguma coisa desses sistemas é obviamente de muita
ajuda e devemos, mas é muito mais importante que saibamos a verdade.
“Sejam sábios no que é bom, e simples no que diz respeito ao mal”.
Cristianismo
é família. Como família, nós apreciamos comunhão e como uma família,
apreciamos unidade. Terceiro, como uma família:
III. Nós desfrutamos de Vitória (20 – 24)
20 E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.
Paulo
diz que nós Cristãos apreciamos vitória. O Deus de paz esmagará Satanás
debaixo dos pés de vocês em breve. Esta é uma afirmação cheia de
esperança e vitória. Então, é como se as pessoas com Paulo dissessem:,
“Ei, fale de mim!” Então Paulo escreve:
21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.
22 Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor.
Tércio
era o copista (secretário) de Paulo. Esta é a palavra para se referir à
pessoa que escrevia o que Paulo ditava. Deve ter sido muito legal para
Tércio escrever isso! É como se ele dissesse: “Um instante Paulo. Estou
colocando o meu próprio nome aqui”. Então, Paulo pega o versículo 23:
23 Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, procurador da cidade, e também o irmão Quarto.
A
maior parte das traduções não tem o versículo 24, porque isso não
aparece nos Manuscritos Gregos mais antigos. Minha tradução tem isso:
24 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. (NU omite o versículo 24).
Realmente
é de pouca importância se está incluído aqui, porque Paulo já tinha
dito previamente no versículo 20, “que a graça de nosso Senhor Jesus
Cristo esteja com vocês”.
Além
das conclusivas saudações pessoais, a última palavra doutrinária de
Romanos é então a palavra de vitória. Versículo 20 novamente, “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.”, então, ”A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.”
Atualmente,
este sistema do mundo caído está debaixo do poder de Satanás. Por causa
disso, enfrentamos problemas, tribulações, dores e sofrimento. Mas
Satanás é um inimigo derrotado. Ele foi derrotado no Calvário e enquanto
Deus no mistério de Sua providência, permitir que Satanás reine como um
inimigo derrotado, o anúncio do destino final de Satanás virá quando
Cristo retornar. Então, “O Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo
dos vossos pés.” Deus inclui Cristãos nesta derrota final de Satanás.
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