BUSCAPÉ

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


A unção e a bênção…

As parábolas bíblicas ensinam que, ao longo da história, Deus usou duas formas de se manifestar aos seus escolhidos na terra.


A alguns ele se dedicava com bênçãos. Eram abençoados a atravessar um deserto ou a conquistar uma tribo, como Moisés e Josué, por exemplo.
- E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus - diz Deuteronômio 28:2.
O destaque é para mostrar  que há sempre uma condição à bênção, que é a rendição aos desígnios divinos.
Mas há uma outra forma de relação de Deus com o homem, segundo revelam as histórias bíblicas. É a unção, ou, em palavras atuais, a força da mão de Deus sobre uma vida, quando ele decide ungi-la.
Para os ungidos, não há condição – é escolha de Deus e ponto. Independente da condição moral, social ou física do escolhido.
- Não considere sua atitude, sua aparência, nem sua altura, pois eu o rejeitei. O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração -  I Samuel 16: 6 e7.
Davi e Jacó são exemplos de escolha soberana de Deus independentemente da condição do escolhido.
Davi era um mulherengo que, dentre outras picaretagens,  se apoderou da mulher do seu capitão, a engravidou, e, para não ser descoberto, providenciou a morte do marido traído.
Mesmo assim, Deus o ungiu Rei de Israel.
Jacó foi um falastrão que ludibriou o irmão para tomar-lhe a primogenitude e aliciou a mãe para enganar o próprio pai.
Mesmo assim, Deus o ungiu como homem segundo os seus propósitos.
Se a Bíblia for analisada à luz da doutrina,  exemplos saltam aos olhos: mais importante do que o desejo do homem, o que prevalece sempre, em qualquer circunstância, é a vontade soberana de Deus.
E esta vontade não muda. Nunca.
Pode o homem ser o  mais humilde, mais dedicado à obra e mais sequioso dos destinos divinos. Mas, se não for a vontade de Deus que ele prevaleça, de nada adiantará.
Por outro lado, o homem pode até desdenhar da existência divina, pode recusar a trindade ou negar a ressurreição, mas se Deus estiver com ele – o tiver ungido – nada acontecerá a ele até que chegue a hora dos efeitos da unção.
E para reforçar a intimidade com Deus mesmo daqueles que o negam, I Samuel 26:9 sentencia:
- Quem pode levantar a mão contra o ungido do SENHOR e permanecer inocente? 
Em outras palavras: ai daquele que tocar no ungido do Senhor…

O QUE É UNÇÃO

INTRODUÇÃO: Muito se fala em unção, mas a unção ema realidade da Igreja de Deus. Pois sem a unção ninguém pode fazer a obra de Deus. Muitos têm tentado fazer sem a unção, mas é uma tentativa humana, cheia de sabedoria humana não vai para frente. Mas vamos lá o que é unção? È a autoridade , é a capacidade sobrenatural de Deus para o homem fazer a obra.
Vemos no Velho Testamento, quando Deus escolhia alguém para reinar, Deus ungia, ou seja Deus autorizava e capacitava o homem para reinar. I Sm. 10: 1; 6 e 7.
A unção de Deus ao contrário do que muitos pensam não é dom espiritual, como já vimos é a autoridade e capacidade sobrenatural para o homem. E esta autoridade e capacidade não podem ser compradas, e também não é dada segundo as aparências. At. 8: 15 a 20; I Sm.16: 1 a 17. Observe o que Pedro fala Dom de Deus e não Dom do Espírito.

Porque podemos dizer com certeza, que dons não são unção, ou seja unção e dons são diferentes.Porque unção é ´para fazer a obra, e os dons são membros do corpo ou melhor dizendo é parte da igreja. E com a unção o homem pode abrir igrejas, fazer grandes avivamentos, ou dar coisas a outros que somente Deus daria. At. 8: 17. Por isso unção é a autoridade e capacidade sobrenatural de Deus para o homem fazer a obra. I Co. 12: 1 a 27; At. 10: 37 a 38.
A unção de Deus vem muitas vezes dos dons naturais que o homem tem. Ex: Musico; ele recebe a autoridade e a capacidade sobrenatural (unção) de Deus, ele vai fazer musicas que vão servir para louvor e adoração a Deus. I Cr. 15: 16.
Muitos falam de levitas, mas levita não é um dom e muito menos ministério das igrejas de hoje. Levitas eram os descendentes da Tribo de Levi, que foram separados para ocupar o sacerdócio.Dt.10: 8 e 9; Nm.1: 47 a 53: Ez. 44: 15; Ez. 18: 1. Se os músicos são levitas, os evangelistas são da tribo de Judá (judaízas) Jesus.
Na verdade os levitas eram usados no sacerdócio, mas para nós o sacerdócio foi ocupado por Jesus. Ele é o sacerdote o oferta o sacrifício. Hb. 5: 5 e 6; Hb. 7: 17 a 21.
Portanto este caminho da adoração em nosso tempo é para todos. Hb. 10: 19 a 21.
­­ A unção é para todos que quiser e buscar, se um homem sabe pregar e ele receber a unção vai pregar com ousadia. At. 4: 13, e 29 30 e 31.
O homem recebe o chamado para a obra, mas ele vai ter que buscar unção (como já vimos autoridade e capacidade sobrenatural), porque se não ele não vai conseguir, mesmo sendo chamado. Mt. 22: 1 a 14.
­­Não adianta o homem estudar, fazer teologia, ser fiel a denominações ou ministérios, apegado as placas de igrejas, nada disso é suficiente para o homem receber a unção de Deus. Ec. 12: 12 a 14.
A unção de Deus é dada pelo próprio Deus. Deus observa o homem e busca determinada qualidade nele, que venha  a agrada-lo. Por exemplo Davi. At. 13: 22.
FIDELIDADE é uma qualidade para ser ungido I Sm. 22: 14; Sl. 101: 6; Pv. 28: 20; Mt. 24: 45 e 46.
CORAÇÃO INTEGRO, servir a Deus voluntariamente, ou seja sem interesse. I Cr. 28: 9 e 10
VERDADEIRO ADORADOR Adorar a Deus de todo o coração. Jõ. 4: 21 a 24.
CORAÇÃO JUSTO E RETO II Sm. 23: 1 a 4.
Falam de unção do profundo sono, do sopro, do dente de ouro, do riso e outras unções nada disso tem base Bíblica . A única coisa que a Bíblia fala disso está neste versículo. I Tm. 4: 1.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário