BUSCAPÉ

sábado, 29 de dezembro de 2012



2 Coríntios Capítulo 6

2 (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).

APROVEITE AS OPORTUNIDADES
 
“Aproveitem as oportunidades ” (Colossenses 4.5)

É preciso enxergar e aproveitar as oportunidades. Elas são criadas e montadas por Deus para fazermos alguma coisa, para criarmos algo novo, para escaparmos de alguma situação difícil. Dai a exortação de Paulo: “Aproveitem as oportunidades” (Colossenses 4.5).

Comete crime contra si próprio e contra os seus descendentes, aquele que não aproveita bem as oportunidades. Nos tempos da Bíblia, era preciso aproveitar os meses que antecedem o inverno para fazer viagens pelo mar, porque nessa estação as chuvas impediam a navegação no mar Mediterrâneo (2 Timóteo 4.21). Salomão lembra que a formiga prepara o seu alimento no verão e o armazena antes do tempo inadequado e adverso das chuvas (Provérbios 6.6-8).

A cidade de Jerusalém nos dias de Jesus não reconheceu a oportunidade que Deus lhe dera, quando Jesus Cristo ali nasceu, viveu e pregou entre eles. Por ter deixado passar tal oportunidade de se reconciliar com Deus através d'Ele, mas ao contrário, o crucificou, a cidade de Jerusalém caminhou para a destruição. No ano 70, o general Tito, de 29 anos, depois de longo cerco, invadiu Jerusalém, destruiu suas fortificações e incendiou o templo, deixando em pé apenas o Muro das Lamentações.

O momento de aproveitar a oportunidade é agora, quando a porta da salvação ainda está aberta, quando Deus ainda aceita os pecadores, quando ainda você pode pensar e raciocinar, quando ainda você pode ouvir o Evangelho por meio dessa singela mensagem, quando ainda você estar vivo e o seu coração pulsando dentro de você, quando ainda Deus fez você acordar pra vida e enxergar mais uma vez esse mundo. Hoje é o dia da salvação, o dia da graça, o dia do perdão dos pecados, o dia da reconciliação com Deus, o dia propício para conheceres a Graça de Deus. Não é o dia da condenação ou o dia do Juízo. No entanto o dia da ira, da prestação de contas, começa quando determina o dia da graça, o dia da oportunidade. É por esta razão que o apóstolo Paulo declara: “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno: eis, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6.2).

O momento da oportunidade, o momento da salvação de tua alma é hoje, não é amanhã. É hoje, e não num futuro próximo. É hoje, e não quando você já pensar em chegar a idade senil. É hoje, e não quando você tiver desfrutado dos prazeres pecaminosos da vida. É hoje, e não quando você já tiver deixado este mundo e tiver passado para a eternidade. O dia de se preparar para o encontro com o Criador é hoje, porque não sabemos absolutamente nada do que acontece amanhã. Na verdade, nem sabemos o que acontecerá daqui a algumas horas do dia de hoje, quando você (presumo) estiver lendo essa reflexão.

Assim, aproveite a oportunidade que Deus te dá para acertares as tuas contas com Ele, porque não será mais possível quando se estiver do outro lado da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário