BUSCAPÉ

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Restituição é favor de Deus


I Samuel 30: 1-19
Restituição é favor de Deus
Temos vivido como Igreja um tempo de restituição de Deus... A celebração debaixo do teto do Templo do Senhor, da nossa construção foi um tempo de Deus nos mostrar quem Ele é e o que Ele é capaz de fazer a nível de restituição.
Restituir é devolver, recuperar o que foi perdido.
E muitos de nós que estávamos e estamos debaixo desse céu de restituição, na nossa vida particular precisamos de restituição em várias áreas e em diferentes níveis.
Muitos homens e mulheres da Bíblia foram restituídos. Jó foi um dos homens da Bíblia que viveu na pele um nível tremendo de perda, mas também de restituição. E por que comigo e com você tem que ser diferente? Por que temos que chorar nossas perdas para sempre?
Sabemos que muita coisa que Deus nos deu em algum momento nos foi tirado.  Perdemos por ataque do inimigo, por não vigiar ou porque demos brecha, que pode ter sido pecado, má administração, ou qualquer outra coisa! Mas não precisamos viver uma vida inteira saqueados, contando que tivemos tantas coisas (no passado), mas que fomos roubados. Não precisamos viver contando um testemunho do passado.
Eu creio e assim como Jó e tantos homens da Bíblia, o que vivo hoje é resultado de restituição, resultado de favor de Deus. E desta forma seu testemunho pode e VAI mudar e sua linguagem será: “Eu perdi tudo, mas em tudo eu fui restituído.”

Davi viveu um momento em sua vida de chegar de uma guerra e ver que tudo da sua terra, do lugar que morava havia sido levado pelo inimigo, pelos amalequitas. Tudo! Bens grandes e pequenos, mulheres, filhos e filhas.

Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo. E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho. E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.” (I Sm 30:1-3)

Davi não esperava encontrar essa realidade... Ao invés de ser recebido com festa, com alegria, ele encontrou tudo destruído, tudo levado pelo inimigo.

  • UM DOS RESULTADOS DE SERMOS ROUBADOS PELO INIMIGO É: A FRUSTRAÇÃO, A TRISTEZA = CHORO
A Bíblia diz que Davi, homem segundo o coração de Deus, chorou até não ter mais forças. Enquanto Davi sofria a perda, os mesmos homens que o acompanhavam, seus discípulos, companheiros de guerra, queriam apedrejá-lo, de certa forma queriam culpá-lo pelo acontecido. Estavam indignados, feridos emocionalmente, a alma de todo povo estava amargurada.  Como se não bastasse as perdas, ainda tinha que enfrentar o julgamento dos  homens.

“Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus.” (Ism 30:4-6)

Depois da perda nos angustiamos, assim como Davi e como aqueles homens de guerra. Não é fácil ver o que temos ser tirados de nossas mãos.
Você pode estar angustiado por ter perdido um cargo, uma ovelha, um discípulo, um casamento, por ter perdido a honra, a dignidade, bens... Mas o “lugar”e o “tempo” da angústia não é o que Deus tem pra você! Há um lugar e um tempo FAVORÁVEL do Senhor preparado pra você!

  • UMA DAS POSTURAS QUE DEVEMOS TOMAR AINDA QUE FERIDOS, É DE IRMOS DIANTE DE DEUS.
Davi chorou a perda, mas após o choro da angústia de Davi, a Bíblia diz que ele se reanimou no Senhor, seu Deus.
“E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se reanimou no SENHOR seu Deus.” (I Sm 30:6)
Isso nos mostra que precisamos renovar o nosso ânimo, as nossas forças, no Senhor nosso Deus. Necessitamos de renovo após sermos saqueados, e esse renovo, o novo ânimo vem do Senhor e isso abrange a nossa alma, o nosso corpo e o nosso espírito.
Então Davi tomou a decisão de colocar a estola sacerdotal e ir à presença de Deus: “E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi. Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei?” ( I Sm 30: 7e8)
Se vestir da estola sacerdotal mostra que naquele momento Davi decide consultar a vontade de Deus. A estola sacerdotal era uma das seis peças de roupa especificada para o uniforme dos sacerdotes israelitas (Êx. 28.4-8), a estola sacerdotal consistia numa veste sem mangas de linho fino retorcido.
No Hebraico Ephod significa Cobertura. E Davi precisava ter a cobertura para a luta que logo enfrentaria.
Há vários significados para se pôr a estola sacerdotal, mas naquele momento ele quer resposta de Deus para ele e para aqueles homens que precisavam de RESTITUIÇÃO. Era preciso se achegar a Deus e ouvi-lo.
Você precisa de restituição achegue-se a Deus, faça o que for preciso para ouvi-lo.

  • OUÇA A VOZ DE DEUS E FAÇA A SUA PARTE QUE A RESTITUIÇÃO VEM.
A resposta de Deus a Davi foi: “Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.” (I Sm 30:8)
Debaixo da ordem de Deus Davi agiu. Ele partiu em busca da restituição de tudo que o inimigo havia lhe roubado. Perseguiram os inimigos (v 9e10), uma porcentagem dos seus lutadores já estavam cansados, duzentos homens pararam à margem do rio, mas mesmo assim ele foi a luta.
Davi encontrou um homem no caminho que lhe contou quem havia ido a sua terra e roubado tudo. No terreno do inimigo Ele luta e toma de volta TUDO o que os amalequitas haviam roubado.
“Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi. E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer.
Também tomou Davi todas as ovelhas e vacas, e levavam-nas adiante do outro gado, e diziam: Este é o despojo de Davi” (ISm 30: 18-20).

Conclusão: Se Deus te deu algo e o inimigo te roubou saiba que você pode se angustiar e chorar, mas haverá um momento de se reanimar no Senhor seu Deus e de usar do direito que através do sangue de Jesus  você tem e ir diante dEle para ouvir o que você precisa fazer para que aja restituição. Ouça a Deus e caminhe debaixo da sua Palavra, porque a restituição vem. Nada do que Deus nos tem dado ficará preso no terreno do inimigo. Assim como Deus tem restituído a nós como igreja Ele deseja nos restituir como filhos e filhas.  Não sei o que o inimigo te roubou, mas sei que o nosso Deus é Deus de restituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário